Gengivectomia
A gengivectomia é uma cirurgia e serve para corrigir o excesso de gengiva de um paciente. Dessa forma, a proporção entre dentes e gengiva se ajusta e é possível obter um sorriso muito mais harmonioso.
Esse tipo de procedimento é recomendado para pessoas que têm o chamado sorriso gengival, que costuma ter como causa problemas no nascimento dos dentes ou no freio labial, assim também como o uso prolongado de aparelho fixo.
Gengivoplastia
A givoplastia consiste em uma pequena cirurgia plástica feita no tecido gengival. Seu objetivo é remodelar a gengiva para que suas bordas fiquem mais arredondadas, simétricas e valorizem a aparência e o formato dos dentes.
Existem casos em que a gengivoplastia também pode ser realizada juntamente da gengivectomia. Esse segundo procedimento também é uma pequena cirurgia, mas que tem o objetivo de remover o excesso de tecido e, se necessário, modelar o osso.
Cirurgia Oral
A cirurgia oral é a especialidade da Odontologia dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento cirúrgico de traumatismos, deformidades, lesões e doenças da cavidade oral envolvendo ambos os aspectos estéticos e funcionais dos tecidos moles e duros da cabeça, boca, dentes, gengivas e pescoço.
Tratamento de Periodontia
Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto.
É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave. Uma vez detectada, a periodontite é irreversível e pode levar à perda permanente de dentes. Exige tratamento médico ou dentário.
Roach
A Prótese Parcial Removível (PPR), também chamada de “Roach”, trata-se de um modelo bastante usado. A prótese é indicada para os pacientes que ainda têm alguns dentes na boca e funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes remanescentes.
Clareamento (Caseiro ou Laser)
O clareamento é uma técnica que utiliza agentes clareadores para resgatar a cor original dos dentes. O objetivo, em ambos os métodos, é o mesmo. O caseiro, conforme já diz o nome, é um tratamento a ser feito em casa, por um período de no mínimo 14 dias e o a Laser é feito em consultório com um equipamento especial.
Aparelho (Metal ou Estético)
O uso do aparelho ortodôntico melhora a autoestima e corrige problemas de saúde causados pela mordida errada ou desalinhamento dos dentes. Dor de cabeça, disfunções da fala, dificuldade na respiração e na mastigação. Estes questões podem ser tratadas com a correção no posicionamento dentário.
Uma das principais diferenças entre os aparelhos metálicos e estéticos está relacionada ao tipo de material das peças, os bráquetes e seu nível de resistência.
Tratamento de Canal
O tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpa (tecido mole onde ficam os nervos) do dente. A raiz fica infectada ou inflamada. O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa.